Manual da marca
Ver. 2.0 abr 2021

Identidade visual

Esta é a marca Rádio Observador.

Construção e alinhamento

Universo cromático

Estas são as cores da marca Rádio Observador e as suas referências para reprodução em variados sistemas. Respeitar sempre as cores da marca: a sua integridade e reconhecimento dependem delas.

rgb

87, 160, 215

cmyk

50, 22, 0, 16

hex

57a0d7

pantone

284 c

rgb

6, 55, 94

cmyk

80, 45, 0, 65

hex

06375e

pantone

2210 c

rgb

38, 38, 38

cmyk

0, 0, 0, 85

hex

262626

pantone

Neutral Black C

rgb

255, 255, 255

cmyk

0, 0, 0, 0

hex

ffffff

pantone

000 C

Comportamentos

Fundos sólidos

A identidade visual da marca deve ter sempre em conta a utilização da versão que ofereça a melhor relação de contraste forma/fundo.

Fundos fotográficos

Quando usada sobre fundos fotográficos, deverá aplicar-se a versão com melhor visibilidade, atendendo aos conceitos de contraste forma/fundo.

Margens e dimensões

É necessário espaço em torno do logótipo. Formas próximas do logótipo interferem com a sua legibilidade e integridade. Respeite sempre a distância de segurança.

Dimensões mínimas

A dimensão mínima da reprodução do logótipo deve ser sempre respeitada. A integridade do logótipo e o reconhecimento da marca podem ser afetados se este príncipio não for respeitado.

Proibições

Exemplos de utilizações incorretas que NÃO podem ocorrer.

Alteração cromática para azul
Utilização do logo preto sobre o fundo azul da marca
Alteração das proporções dos elementos
Alteração da inclinação
Alteração de cores
Aplicação de contornos

Tipografia institucional

A tipografia é um elemento muito importante na comunicação da marca. Sempre que possível, a fonte Halyard Text deverá ser usada em todos os elementos de comunicação da marca Observador. A fonte está disponível em Adobe Fonts. Caso não tenha este pacote da Adobe, contacte coders@observador.pt.

Halyard Text, Darden Studio.

Ícone

O ícone deve ser utilizado apenas quando o logótipo, devido a constrangimentos de espaço, não se consegue utilizar. O logótipo deve ser sempre a primeira opção.

Versão principal
Versões monocromáticas

Brand Assets

Estão disponíveis neste arquivo .zip os vários formatos do logótipo Rádio Observador em vários tipos de ficheiros. Se procura o logótipo do Observador, siga este link.

.PDF

.PNG

.Sketch